Últimos Conteúdos

Ataque DoS no furto de carros


Um ataque do tipo DoS (Denial of service, em inglês), também conhecido como ataque de negação de serviço, é uma tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor ou dispositivo, para que recursos do sistema fiquem indisponíveis. Para isso, o atacante utiliza técnicas enviando diversos pedidos de pacotes para o alvo com a finalidade de que ele fique tão sobrecarregado que não consiga mais responder a nenhum pedido.
Assim, os utilizadores não conseguem mais acessar dados do computador por ele estar indisponível e não conseguir responder a nenhum pedido.
Ataques de negação de serviço são feitos geralmente de duas formas:
  • Forçando o sistema vítima a reiniciar ou consumindo todos os recursos (como memória) de forma que ele não possa mais fornecer seu serviço.
  • Obstruir a comunicação entre os usuários e o sistema de modo a quebrar o princípio da disponibilidade.
Não muito divulgado, porém, é que os ataques de negação de serviço também ocorrem de forma física, e podem ser usados, por exemplo, para cometer crimes envolvendo o uso da tecnologia.
Neste artigo, demonstraremos como um ataque DoS pode ser determinante no furto de um carro, por exemplo.
Ataque DoS no furto de um Carro.







1-pki-6015-pocket-jammer
Exemplo de Jammer

Utilizando um pequeno aparelho conhecido como Jammer, um criminoso pode impedir que o alarme de um carro seja acionado mediante utilização do controle remoto. Uma vez que permaneça destrancado, o criminoso tem livre acesso ao veículo. Jammers podem alcançar facilmente a faixa dos 50 metros, oque facilita a utilização do aparelho em distância segura da vítima.
Como funciona? um jammer é qualquer aparelho criado para, especificamente, interferir em uma transmissão sem fio.
Transmitindo na mesma frequência um sinal composto apenas de ruídos, por ser mais poderoso que os transmissores comuns do controles e centrais, impedem que o sinal original seja recebido. “É como tentar conversar no celular em meio a uma festa barulhenta.”







Pinagem_modulos_RF_Transmissor_e_Receptor1.jpg
Módulo Receptor/Transmissor de sinal a 433Mhz

Por se tratar apenas de um transmissor, é relativamente fácil conseguir ou construir seu próprio jammer.
Em uma rápida pesquisa no google, conseguimos encontrar diversos sites oferecendo o aparelho a preços muito acessíveis.







Sem tí5tulo
Jammer portátil para controle remoto
Sem título
Jammer de alta cobertura para controle remoto

Em uma pesquisa um pouco mais aprofundada, conseguimos obter instruções de como construir um jammer utilizando apenas dois componentes, um arduino e um transmissor RF. Componentes facilmente obtidos pela internet ou mesmo em lojas especializadas.







Sem título
Jammer de baixo custo feito com Arduino
Sem tí5tulo
Projeto de um mini Jammer completo, capaz de bloquear sinal de celular, GPS, Wi-Fi e Bluetooth.

Como você pode ver, mesmo com pouco conhecimento técnico, um criminoso pode usar a tecnologia a seu favor para cometer seus delitos. Um aparelho de fácil construção, barato (R$ 70,00), que se mal usado pode gerar prejuízos na ordem dos milhares de reais.
Um jammer pode também ser usado, por exemplo, para bloquear o sinal GPS do rastreador do veículo, após o furto, impossibilitando assim o rastreamento do mesmo….. Assunto para o próximo post?!  😉
Vivemos em uma era onde a informação é poder, e pela facilidade de acesso a ela, temos uma faca de dois gumes.
Vai ter um Treinamento em Vídeos Gratuito onde você verá outras técnicas de invasão…
E para você ingressar neste treinamento basta Clicar Aqui e realizar a sua inscrição.

Um comentário:

  1. Muito bom, se você manjar um pouco de eletrônica consegue fazer um jammer com poucos recursos, com: Transistor RF, Capacitores Ceramicos e um indutor e alguns resistores.
    Já vi projetos modulo RF de clonagem de portões de controle remotos.

    ResponderExcluir