Win 7: Desabilite o recurso Homegroup p/ ganhar mais memória - Mundo dos Hackers


Win 7: Desabilite o recurso Homegroup p/ ganhar mais memória

ícone do HomeGroup no Windows Explorer
Seu PC está lento? Existem diversos detalhes que afetam o desempenho de um computador sem que a fonte do problema seja sequer notada. A função HomeGroup (Grupos domésticos) do Windows 7 é uma dessas opções que podem ser desativadas facilmente para guardar memória RAM e aumentar a velocidade do PC. Saiba se você está mesmo usando esta ferramenta e como desabilitá-la se for preciso.

A função HomeGroup é uma das novidades do Windows 7, uma forma de facilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras entre uma rede doméstica. É uma ferramenta atrativa para quem tem vários computadores em casa, porém não apresenta utilidade para um computador que esteja ligado sozinho.
O primeiro passo para desabilitar os grupos domésticos é abrir o Windows Explorer e localizar o ícone do serviço, que se encontra no painel lateral, logo abaixo da Biblioteca. Lembre-se de que o ícone só aparece para computadores com a rede configurada como doméstica - redes corporativas ou públicas não permitem o uso do HomeGroup.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone ou texto para abrir um menu com opções e selecione “Alterar configurações do Grupo Doméstico” (Change HomeGroup settings) para abrir a janela de configurações do serviço.
Clique para abrir as configurações do serviço

O próximo passo é localizar, na janela aberta, a opção “Sair do grupo doméstico” (Leave the Homegroup), no campo “Outras ações do grupo doméstico” (Other homegroup actions). Se você já não faz parte de nenhum grupo, pode pular essa etapa.
Clique para sair do grupo

Clique na opção e uma janela de verificação aparece, para que você confirme que deseja sair do grupo. Na janela aberta clique novamente em “Sair do grupo doméstico” (Leave the homegroup) e deixar de compartilhar arquivos e impressões com o grupo.
Clique para confirmar

Pronto, você não faz mais parte de nenhum grupo doméstico, porém o ícone da ferramenta ainda se encontra no painel do Explorer. Para removê-lo, abra o painel de configurações “Serviços” (Services). Você pode localizá-lo através da janela de buscas do Menu Iniciar.
Escuta do Grupo doméstico

Abra o painel Serviços e localize na lista a opção “Escuta do Grupo doméstico” (HomeGroup Listener) e dê um duplo clique sobre ela para abrir uma janela de configurações Na janela aberta, selecione a opção “Manual” (Disabled) no campo “Tipo de inicialização” (Startup type).
Janela de configurações

Clique no botão “Parar” (Stop) para finalizar o serviço. Faça o mesmo para a opção “Provedor do Grupo doméstico” (Homegroup Provider) no painel Serviços. Ao abrir o Windows Explorer você pode ver que o ícone dos grupos domésticos não se encontra mais no painel lateral.
Para habilitar novamente o serviço HomeGroup, abra o painel "Serviços" e coloque a inicialização da “Escuta do Grupo Doméstico” como automática. Clique no botão "Iniciar" e faça o mesmo para o “Servidor do Grupo Doméstico”. O link aparece novamente no painel e você pode criar um novo grupo na rede.
Win 7: Desabilite o recurso Homegroup p/ ganhar mais memória Win 7: Desabilite o recurso Homegroup p/ ganhar mais memória Reviewed by Admin on 08:53 Rating: 5

Nenhum comentário:



Tecnologia do Blogger.